![]() |
| Mariana Ohata - triatleta |
Este ano, o atletismo foi responsável por um vexame às vésperas de seu Mundial de Berlim, em agosto: parte da delegação brasileira - justamente os atletas flagrados com EPO (eritiropoietina) - teve de retornar ao país.
O técnico Jayme Netto Júnior assumiu a culpa pelo doping dos atletas Bruno Tenório, Jorge Célio Sena, Josiane Tito, Luciana França e Lucimara Silvestre. Os cinco foram pegos em antidoping de 15 de junho, em Presidente Prudente, interior de São Paulo, e confirmados no início de agosto. Bruno, Jorge e Lucimara abriram mão da contraprova e já estão suspensos por dois anos. Evelyn Carolina Oliveira Santos e Rodrigo Bargas também admitiram que tomaram injeções da droga e também foram suspensos, preventivamente.
Na quarta-feira (7), a triatleta Mariana Ohata teve confirmado seu doping pela segunda vez, com um diurético (furosemida) que mascara drogas proibidas. Foi suspensa por seis anos, como reincidente, já que havia sido em 2002, ao ser pega com um estimulante (efedrina).
Até agora, o ano que mais marcou o doping no Brasil havia sido 2002. Foram 15 casos no total, segundo relatório do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), com a meio-fundista Fabiane dos Santos pega pela segunda vez (nandrolona em 1995 e testosterona em 2001). Só do ciclismo foram oito casos, com mais um no judô, um no triatlo, três no atletismo e um no basquete. As suspensões foram de dois meses a banimento do esporte, no caso de Fabiane.
Em 2007, a natação foi a "campeã" de casos. Apenas Rebeca Gusmão respondeu a três acusações. Mas oito nadadores já haviam sido condenados, desde 2002: Renata Burgos (2006), Danilo Correga (2006), Laura Azevedo (2004 e 2003), Leonardo Costa (2004) e Juliana Kury (2004). Foi o país com maior número de dopados pegos na natação - à frente dos Estados Unidos.
Fonte: Publicado no R7 Esportes - em 09/10/2009 - por Denise Mirás
QUAL SUA OPINIÃO SOBRE O DOPING NO ESPORTE? QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS? QUAIS AS PUNIÇÕES DEVERIAM SER APLICADAS? COMENTE!!!


Nenhum comentário:
Postar um comentário